Seguidores

domingo, 23 de outubro de 2011

Elimine as 8 dúvidas mais comuns sobre o restaurante por quilo

1
Normalmente, os restaurantes por quilo disponibilizam primeiro as opções para montar um prato frio e, depois, seguem as alternativas para o prato principal. Seguir essa ordem é o ideal? Ou a melhor atitude é verificar todas as opções do dia, antes de começar a montar o prato? Por quê?
O correto é seguir a ordem, ou seja, salada, pratos quentes, carne, sobremesa. Entretanto, assim que chegar ao buffet é importante verificar primeiramente todas as opções disponíveis e depois, já sabendo as preferências, montar o prato.


2
A disposição dos alimentos pode ser uma armadilha do próprio restaurante (por exemplo, aqueles em que as sobremesas são encontradas antes dos salgados)?
A disposição dos alimentos pode ser uma armadilha e, por isso, é preciso tomar cuidado. A sobremesa no início da bancada, pode ser a primeira escolha de uma pessoa mais faminta, abrindo mão de um suco natural ou de uma salada de fruta. Além disso, se a pessoa não tomar cuidado em verificar todas as opções, ela poderá incluir no prato todas as preparações que mais gosta, ou seja, será uma escolha por impulso, não analisando a qualidade das preparações e as preferências individuais.
Se a pessoa tiver tempo, é interessante ela fazer primeiro o prato da salada. Depois, se levantar e escolher os pratos quentes. Isso fará com que a sensação de fome já esteja superada e ela foi saciada por alimentos de baixo valor calórico que os legumes e as verduras apresentam.
3
Quais as dicas para montar um prato com todos os nutrientes (fugindo das armadilhas não-saudáveis), ao passar pela bancada repleta de opções?
Quanto mais simples for a alimentação, mais saudável ela será e o risco de cometer erros é menor. Assim, prefira folhas e legumes cozidos, fugindo da maionese ou salpicão. O prato típico do brasileiro é uma ótima opção, ou seja, arroz, feijão e uma carne grelhada. Fuja das tortas salgadas, farofa, bifes à milanesa ou à parmegiana, linguiça, torresmo. Opte por um suco natural e, como sobremesa, uma gelatina diet ou uma salada de frutas.
<><><><>
<>
<> 
4
Qual a maneira ideal de temperar a salada?
Para temperar a salada, fuja dos molhos á base de maionese como, por exemplo, o molho rose. Pode-se usar o azeite que contém gorduras boas, mas isso não significa que ele não seja calórico. Por isso, o azeite deve ser usado com moderação. Uma boa opção de tempero é o molho vinagrete, vinagre balsâmico e suco do limão.
5
Exagerar na quantidade pode se tornar comum, diante da variedade.
Qual a melhor maneira de evitar o excesso de calorias?
Há dois lados nessa história. Um é pegar exageradamente um alimento mais calórico como torta, macarrão com molho branco, exagerar no queijo parmesão. Outro lado é, na vontade de comer tudo, coloca-se um pouco de cada alimento. O resultado também pode levar a um exagero nas calorias e na quantidade de gordura. As duas atitudes são erradas.
6
Escolher duas ou mais opções de um mesmo grupo alimentar pode somar pontos negativos para a dieta? Por quê?
É necessário tomar cuidado e ter ponderação. Não é correto pegar dois alimentos pertencentes ao mesmo grupo como, por exemplo, purê de batata e arroz ou macarrão. Filé de frango, bife e linguiça. Normalmente, as pessoas têm essa percepção, mas ela passa despercebida. Por isso, é muito importante escolher, ou seja, analisar o que está colocando no prato e assim, o controle será maior. Algumas pessoas se comportam no restaurante por quilo como se estivessem em uma churrascaria, ou seja, quer provar tudo o que vê pela frente. Evidentemente que esses excessos podem ocorrer, mas esporadicamente. Se diariamente tiver essa atitude, com certeza terá prejuízo para a saúde.
7
Um suco de frutas tomado durante a refeição substitui a fruta que faria parte da sobremesa?
Sim, o suco substitui uma fruta da sobremesa. Mas, cuidado. Se for ingerir algum tipo de bebida e a sobremesa, esqueça o refrigerante e escolha o suco. E opte por outra fruta para terminar a refeição. O refrigerante contém calorias vazias, ou seja, não oferece nutrientes importantes para o organismo. Mesmo os light ou diet que contém zero de calorias devem ser evitados por causa do gás que distende o estômago e dá uma falsa sensação de saciedade. A fruta tanto na bebida como na sobremesa são excelentes opções.
8
Qual a dica para fugir da rotina do cardápio?
Para fugir da rotina a palavra é variar. Os restaurantes por quilo têm a vantagem de oferecer uma diversidade de alimentos e, assim, é possível ingerir uma variedade grande de verduras, legumes, acompanhamentos, carnes, sucos e frutas. Durante a semana as pessoas têm a opção de experimentar sabores e texturas diferentes que contam pontos à favor da boa alimentação.
COPIADO DO SITE

Minha Vida - Saúde Alimentação e Bem-Estar

Nenhum comentário: