Seguidores

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Laranja e suas Vitaminas

segunda-feira, 21 de novembro de 20116

 Laranja e suas Vitaminas
Ricas em vitamina C, elas têm os mais diversos tamanhos, cores e sabores, mais para o azedo ou para o doce. Mas uma coisa todas têm em comum: são suculentas como elas só.
Conta a lenda que Hércules, o herói, foi levado a fazer doze trabalhos dificílimos, por ordem da deusa Hera, sua inimiga. Um desses trabalhos, o décimo primeiro, consistia em roubar os frutos de ouro de um jardim guardado por um dragão de dez cabeças. Hércules lutou bravamente, matou o dragão e roubou os frutos, que eram...douradas laranjas! Essa lenda mostra a importância que a Antigüidade dava a essa misteriosa fruta cultivada na Ásia desde dois mil anos antes de Cristo, mas introduzida na Europa apenas na Idade Média, pelos árabes.

LUXO E BOM GOSTO:
Das duas mil variedades de laranjas, mais de cem são cultivadas em grande escala. No Brasil, a laranja chegou com os descobridores e por séculos permaneceu raridade, chegando a ser de muito luxo, bom gosto e demonstração de estima oferecer laranjas ou uma compota como presente. Hoje o país é o maior exportador mundial, com uma safra anual de 10 bilhões de laranjas. A maior parte do cultivo se concentra no estado de São Paulo, responsável por 70% das laranjas e 98% do suco produzido no país.
Os tipos de Laranjas:

LARANJA-DA-BAÍA:
Também conhecida como laranja-baiana ou laranja-de-umbigo, foi desenvolvida no Brasil, mas hoje é cultivada em vários países. Grande, firme e muito doce, é excelente para o consumo ao natural, á mesa.

LARANJA-LIMA:
Também chamada serra-d'água, tem a casca fina, amarelo-clara, e é mais difícil de encontrar. É a variedade menos ácida, por isso muito indicada para bebês. Não serve para preparos culinários.

LARANJA-PÊRA:
Variedade mais consumida no Brasil, tem a casca amarelo-alaranjada e a polpa suculenta e doce. É muito usada ao natural, em sucos, na culinária e na industrialização de produtos.

VOCÊ SABIA?
A laranja é digestiva, ajuda a prevenir anemia, por melhorar a absorvação do ferro, e é boa para os músculos não esqueça que o coração é um músculo.

VITAMINA C:
Embora haja algumas diferenças nutricionais entre as diversas variedades, a laranja é rica em sais minerais, em especial potássio, cálcio, ferro e fósforo. Mas seu principal nutriente é mesmo a vitamina C, que cumpre várias funções nos processos vitais, por exemplo ao auxiliar a absorvação de ferro pelo organismo. Mas como a vitamina C oxida, ou seja, começa a desaparecer quando entra em contato com o ar, considere as seguintes dicas:

  • Evite descascar a laranja ou fazer sucos muito antes da hora de consumir. Se você precisa colocar a laranja já descascada na merenda das crianças, deixe pelo menos a parte branca como proteção.
  • Pela mesma razão, não guarde o suco da laranja por muito tempo, mesmo na geladeira.
  • Para descascar, use facas de aço inoxidável. Os outros metais oxidam a vitamina C.
Na hora de comprar, escolha as laranjas mais pesadas. São as que têm mais sucos. Conserve-as em lugares frescos e arejados. Use e abuse de laranjas ao natural, em sucos, como ingrediente em saladas de frutas ou salgadas, compotas, caldas, bolos, sovertes ou no preparo de pratos diversos.
Fonte: Revista Nestlé