Seguidores

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Caminhada para Emagrecer e seus Benefícios para Saúde



Conheça agora os principais benefícios da caminhada:
- Emagrece: a caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias e, conseqüentemente, ajuda no controle do peso.
- Auxilia no controle do colesterol e da diabete: a caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.
- Melhora o humor: a caminhada deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, por garantir a oxigenação do cérebro. Se realizada frequentemente, ela ajuda a liberar endorfina, também chamada de hormônio do bem estar, que promove sensação de prazer e disposição para encarar o dia a dia. Andar também pode aliviar a depressão, ansiedade e estresse. Para isso, basta apenas uma caminhada de 30 minutos a 90 minutos, cinco dias da semana.
- Deixa os ossos mais fortes: a caminhada torna os ossos mais fortes, porque ela usa 95% dos músculos durante o exercício que se dá nos membros inferiores, responsáveis por sustentar todo o peso do corpo. Apenas 30 minutos de caminhada, três vezes por semana, é o suficiente para prevenir e tratar o afinamento dos ossos.
- Fortalece a musculatura geral do corpo: principalmente os músculos dos membros inferiores, o que pode contribuir, inclusive, para ganhar uma postura melhor, vital para quem sente dores na coluna. Contudo, é importante ficar atento para a maneira correta de caminhar (ombros para trás, barriga contraída e ao pisar, primeiro use os calcanhares e depois, sim, o peito do pé).

- Melhora a respiração: a caminhada contribui para estimular os pulmões, melhorando o condicionamento físico e conseqüentemente, a respiração, por oxigenar as células do corpo.
- Aumenta a circulação sanguínea: contribuindo para o controle da hipertensão arterial e para diminuição do risco de varizes.
- Melhora a imunidade do corpo: a caminhada feita  regularmente possui grande influencia na imunidade do organismo.
- Ajuda a dormir melhor: uma caminhada rápida de manhã ou à tarde colabora para uma melhor noite de sono, ideal para quem sofre de insônia. Como aumenta os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, ela relaxa todo o corpo.
- Reduz problemas cardíacos: a caminhada é excelente para o coração: um estudo recente descobriu que andar rapidamente por 30 minutos todos os dias reduz suas chances de desenvolver a síndrome metabólica, que gera uma série de fatores de risco ligados a doenças cardíacas, diabetes e derrame.
- Reduz os riscos de câncer de mama: como andar ajuda a reduzir os níveis de gordura corporal (uma fonte de estrogênio), mesmo por poucas horas durante a semana, a caminhada ajuda a. diminuir consideravelmente os riscos de câncer de mama.
- Ajuda a manter o peso: andar por 30 minutos por dia pode prevenir ganho de peso em pessoas fisicamente inativas, segundo um recente estudo.
- Retarda o envelhecimento: outros estudos feitos em pessoas mais velhas revelaram que andar, mais ou menos por 45 minutos semanais, ajuda a evitar doença de Alzheimer e ajudam a manter a boa lucidez em idosos, por ser a caminhada um ótimo estimulante cerebral, além de ser um exercício aeróbico, tendo o poder de rejuvenescer até 12 anos.

Nenhum comentário: