Seguidores

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Alimentos para Melhorar a Anemia



Este artigo foi escrito pelo blog Todaperfeita.com.br

Alimentos que ajudam a prevenir a anemia
A anemia ferropriva é uma deficiência na produção dos glóbulos vermelhos e, ainda, na quantidade de hemoglobina contida neles. As conseqüências podem ser limitação na troca de oxigênio e gás carbônico entre as células do nosso corpo. Alguns sintomas da anemia são: cansaço e fadiga, baixo desempenho das suas atividades, dificuldade de concentração, tontura, fraqueza, perda de apetite, palidez no interior dos olhos e lábios.
A doença pode ser desenvolvida devido a várias causas, primeiramente, pela baixa ingestão de alimentos ricos em nutrientes que auxiliam  na produção dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina. Estas substâncias do nosso corpo carregam ferro, vitamina B12 e ácido fólico. A perda excessiva de sangue na menstruação também pode gerar o problema, assim como a ausência desses nutrientes nas fases de desenvolvimento, durante a infância e adolescência, e também no período da gestação e amamentação.

A principal coisa a se fazer para prevenir a anemia, é manter uma dieta rica em alimentos que sejam enriquecidos  ou fortificados com ferro. Alguns desses alimentos são: carne vermelha, peixe, feijão, soja, gema de ovo, lentilha, frango, espinafre, grão-de-bico, brócolis, couve e outros vegetais que contenham folha verde escura. Tomate sem sementes, frutas cítricas ricas em vitamina C também são importantes. Evite chá e café durantes as refeições.
Para identificar se você está ou não com anemia, realize um exame de sangue. Se for detectada a deficiência, um médico deverá receitar um sulfato ferroso adequado ao seu caso.

Por Ingrid de Castro

Um comentário:

Maricota disse...

Não é a beleza, a cor, o modo de nos vestirmos... o que faz sermos verdadeiramente felizes é estar com pessoas que amamos e que passam mensagem de amor,paz e alegria...
seja feliz sempre...
entre no meu blog e de mta risada...