Seguidores

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pão Integralo


Ingredientes
3 xícaras (de chá) de farinha de trigo integral
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo branca
1 colher (de sopa) de fermento seco para pão
1 colher (de café) de sal
1 colher (de sobremesa) de açúcar
2 colheres (de sopa) de azeite extra virgem
1 xícara (de chá) e 1/3 de água
Modo de Preparo
Na mesa coloque a farinha de trigo integral, metade da farinha de trigo branca, o fermento, o sal e o açúcar formando um montinho. Abra um buraco no meio e coloque o azeite e a água. Vá misturando e acrescentando o restante da farinha de trigo branca. Misture bem até formar uma massa que solta das mãos (foto 3). Agora você vai sovar a massa por uns 10 minutos. Você pode sovar a massa como explico abaixo nas Dicas ou também, pode dividir a massa em pequenas porções e sovar cada uma separadamente (foto 4). Depois coloque a massa em um recipiente e cubra para ela descansar e dobrar de tamanho (cerca de 1 hora). Depois deste tempo, corte a massa em duas partes e modele dois pães. Eu passei os pães no gergelim, mas é opcional.
Você vai colocar os pães em uma assadeira untada com óleo e deixar descansar novamente. Deixe até dobrar de tamanho (mais ou menos 1 hora). Depois leve ao forno até dourar na parte de baixo do pão.
Dicas:
  • Vá acrescentando a farinha de trigo branca aos poucos, pois você poderá usar um pouco mais ou um pouco menos do que a quantidade que está marcada na receita. Isto vai depender da umidade da farinha que você for usar.
  • Na hora de colocar a massa para descansar e dobrar de tamanho deixe em um lugar onde não pegue vento. Eu deixo a minha dentro do forno desligado.
  • O que é sovar a massa? É trabalhar a massa (bater, esticar, apertar) sobre uma superfície para formar o glúten que dá a textura da massa e também para espalhar os gases do fermento, o que vai deixar o pão mais fofinho.
  • Como sovar a massa?
  1. Junte a massa formando uma bola e aperte ela toda junta.
  2. Pressione a base da palma firmemente contra a massa, empurrando para frente. Como se estivesse esticando a massa.
  3. Dobre as bordas da massa para cima, e aperte-as de novo no meio da massa formando a bola novamente. Comece tudo novamente pelo tempo estipulado na receita
Pão Integral (4)Pão Integral (5)

Nenhum comentário: