Seguidores

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Dieta da linhaça



A linhaça é um alimento rico em lignina e fitoestrogênio, substâncias que ajudam na redução do peso por isso encontramos uma grande procura da dieta da linhaça com promessas de redução rápida de peso.
A casca da linhaça que é rica em proteínas, minerais e vitaminas. Não adianta consumir linhaça de forma exagerada, o excesso pode prejudicar a membrana das células e interferir na absorção dos nutrientes.
O ideal é consumir de uma a duas colheres de sopa por dia.  A linhaça é fonte de ácido graxo ômega-3 e ômega-6, contribuindo para a saúde do coração, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL), responsável pelo entupimento nas artérias, também ajuda o intestino a funcionar melhor.
DIETA DA LINHAÇA
A linhaça é um alimento rico em fibras, e promove a saciedade já no café da manhã, fazendo com que a pessoa sinta menos fome durante o dia, o que irá fazer com que ela coma menos e consiga emagrecer.

O farelo de linhaça é o ideal para ser consumido, bata a linhaça no liquidificador e adicioná-lo nas saladas, no arroz, no feijão, nas sopas, nas frutas, iogurtes, ou em outro alimento.
A medida ideal para ser consumida durante o dia são duas colheres de sopa de linhaça. Bata esta quantidade no liquidificador e reserve para ser utilizado durante o dia.
Café da manhã: Vitamina de frutas ou iogurte com uma colher se sopa de farelo de linhaça.
Lanche: Entre o café da manhã e o almoço tome muita água e coma uma fruta ou uma barra de cereais.
Almoço: Consuma saladas temperadas com limão, carnes grelhadas ou cozidas (dê preferência as brancas), legumes crus ou cozidos no vapor, arroz integral e grãos cozidos (feijão, por exemplo). Você pode colocar um pouco do farelo de linhaça sobre a salada ou no alimento. Uma outra opção é fazer um sanduíche com pão integral (com linhaça) com uma cenoura ralada, alface e peito de frango grelhado.
Lanche da tarde: Coma uma porção de gelatina, fruta fresca, seca ou em calda (sem a calda).
Jantar: Você pode substituir o jantar pela vitamina de frutas com 1 colher de sopa de linhaça ou por iogurte com a mesma quantidade de linhaça (moída) .
Antes de dormir, se estiver fome, tome um copo de leite de soja com biscoito integral, iogurte ou fruta.
Faça suas alimentações em horários certos, mesmo que não tenha fome. Sua sede vai aumentar mais do que o habitual, por isso tome muita água, você sentirá menos fome.
Qualquer dieta antes de iniciar deve-se pesar e anotar o peso, fazendo a cada 15 dias, sempre no mesmo horário. Crie uma meta, e só pare quando atingir o seu objetivo.
Hábitos alimentares saudáveis devem ser seguidos por toda a vida para manter sempre o seu peso ideal, inclua em sua dieta atividades físicas que é uma aliada na perda e manutenção do peso ideal.

A importancia da linhaça




Contam os arqueólogos que a linhaça era usada em mumificações no Egito. Outros achados apontam que era empregada com sucesso para tratar ferimentos. E, se antigamente fazia parte até mesmo de rituais, hoje ela marca presença nos laboratórios de grandes centros de pesquisa em nutrição. Na Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, a cientista Lilian Thompson comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo.


DOURADA
É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. "Seu sabor é mais suave do que o da escura", descreve a farmacêutica bioquímica Rejane Neves-Souza, da Universidade do Norte do Paraná.
¿




MARROM
A semente escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.
¿


Afinal, o que faz da linhaça um superalimento? "Sua casca guarda um mix de proteínas, minerais e vitaminas", responde o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.
Outros ingredientes que compõem sua poderosa fórmula são o ômega-3 e o ômega- 6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla, nunca é demais lembrar, garante a saúde cardiovascular. Afinal, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias. "Diversos trabalhos apontam a semente do linho como protetora do coração", reforça Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais e professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, interior paulista.
INGREDIENTE DE DESTAQUEEntretanto, o que torna a linhaça ímpar pra valer atende pelo nome de lignana, substância que começa a sair do anonimato. Não é para menos. Ela praticamente faz as vezes do estrógeno. "Ao se ligar a receptores celulares, a lignana funciona como um falso hormônio", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves- Souza. É o que os especialistas chamam de fitoestrógeno. Aliás, foi justamente esse componente o mais mencionado nos trabalhos da canadense Lilian Thompson.
Segundo a pesquisadora, estudos com grande número de pacientes mostram a relação entre a lignana e a redução dos tumores de mama. Esse composto comprovadamente atua na apoptose celular, um mecanismo de defesa que provoca o suicídio das células defeituosas. O incrível é que, no caso do câncer, esse programa de autodestruição simplesmente não costuma funcionar. Mas a lignana topa a parada e ativa a contagem regressiva para a célula doente se explodir. E olha que nem os grandes centros de pesquisa conseguiram desenvolver a contento drogas com essa capacidade. "Observamos esse efeito em 39 pacientes", afirma Lilian, que as orientou a consumir 25 gramas de linhaça por dia durante pouco mais de um mês.
A observação desses indivíduos pela equipe da Universidade de Toronto foi rigorosa. A linhaça ressalta a pesquisadora só pode ser usada no tratamento do câncer sob estrita avaliação médica. E é bom que se diga: mesmo quem está saudável não está livre para ingerir o alimento à vontade. "O excesso pode prejudicar a membrana das células", avisa o nutrólogo Durval Ribas Filho. E para quem pensa em lançar mão de pílulas de óleo de linhaça, alto lá! "Ingerir cápsulas de suplemento, aí mesmo só sob orientação!", avisa Durval.

A  linhaça
A linhaça de uns tempos para cá vem conquistando muitos adeptos ao seu consumo, ajuda a emagrecer trazendo benefícios à saúde.
Ela diminui o apetite e age no intestino preguiçoso, rica em ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que, em conjunto, ajudam a combater o LDL (mau colesterol) e a manter a saúde do coração.

Os benefícios da linhaça também amenizam os sintomas da TPM e da menopausa.
A linhaça deve ser usada como tempero, nunca para cozinhar.
O azeite de oliva ameniza o sabor forte da semente.
Consuma de uma a duas colheres de sopa por dia para que a linhaça faça efeito.
O importante é a linhaça ser consumida, seja no suco, no tempero ou misturado com outros alimentos.
Aproveite algumas receitas e inclua já a linhaça no seu dia-a-dia.




 SUCO SECA BARRIGA
Ingredientes1 ameixa-preta seca
2 fatias de abacaxi
3 folhas de hortelã
1 copo (200 ml) de água mineral
1 col. (sopa) de semente de linhaça
Modo de  FazerDeixe a ameixa hidratar por oito horas na água e dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba sem coar.
Rendimento: 1 copo
Calorias por copo: 55
BOLO MATINAL
Ingradientes

1 xíc. (chá) de suco de laranja
1 xíc. (chá) de farelo de trigo
½ de xíc. (chá) de açúcar mascavo
½ de xíc. (chá) de uva passa
2 ovos grandes inteiros
2 col. (sopa) de óleo de canola
1 copo de farinha de trigo
1 ½ xíc. (chá) de semente de linhaça moídas
1 col. (sopa) de fermento para pão
¼ de col. (chá) de sal
Modo de FazerAqueça o forno. Em uma tigela, misture com uma colher o suco, o trigo, o açúcar, as passas, os ovos e o óleo. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Em outra vasilha, misture a farinha de trigo, a linhaça, o fermento e o sal. Junte as duas até que estejam bem misturadas (não bata). Coloque a massa em uma fôrma de bolo inglês. Asse em temperatura baixa por cerca de 55 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro, ele saia seco. Deixe esfriar na assadeira por 15 minutos. Desenforme com cuidado e deixe esfriar completamente.
Rendimento: 8 porções
Calorias por copo: 247

Torta sonho de chocolate light com frutas



Massa
• 1 pacote de biscoito de maisena
• 1 col. (sopa) de cacau em pó (sem açúcar)
• 3 col. (sopa) de margarina light (100 g) recheio
• 8 kiwis cortados em pedaços (ou 6 bananas ou 1 caixa de morango cortados em rodelas)

Recheio
• 8 kiwis cortados em pedaços (ou 6 bananas ou 1 caixa de morango cortados em rodelas)

Creme branco
• 1 pote de cream cheese light (200 g)
• 1 pote de iogurte natural desnatado (200 g)
• 2 col. (sopa) de adoçante culinário

Creme escuro
• 1 barra de chocolate amargo (200 g)
• 1/2 xíc. (chá) de leite desnatado



MODO DE FAZER
Tritute o biscoito no liquidicador (ou processador) e passe para uma travessa. Misture o cacau e a margarina até formar uma farofa. Pressione a mistura no fundo de uma fôrma de aro removível (22 cm de diâmetro). Asse em forno médio (180ºC) por cerca de 15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar. Prepare o creme branco: amasse o cream cheese e misture o iogurte e o adoçante. Coloque sobre a massa e, em seguida, distribua o kiwi. Leve à geladeira. Prepare o creme escuro: derreta o chocolate com o leite em banho-maria. Mexa bem e espere esfriar. Cubra a torta e leve novamente à geladeira por cerca de uma hora ou até ficar firme. Desenforme e decore a gosto.
Tempo de preparo: 40 minutos (sem o tempo de geladeira)
Rende: 12 fatias
Calorias por fatia: 250 (a receita com itens não light tem 290)

Bolo de Chocolate com Coco Light



Para manter a forma física não é preciso abrir mão do paladar pois atualmente é possível fazer deliciosas receitas light com baixas calorias e ainda deixar a silhueta enxuta. Lógicamente que as receitas light devem ser consumidas em pequenas porções para evitar o excesso calórico.

Hoje iremos ensinar uma receita de bolo de chocolate com coco light que promete entrar para o seu caderninho de receitas preferidas. Anote todos os ingredientes abaixo e desfrute dessa delícia gastronômica sem culpa.
Receita de Bolo de chocolate com coco light
Ingredientes:
Massa
- 4 ovos
- 2 colheres de sopa de adoçante culinário em pó
- ½ xícara de leite desnatado
- 2 colheres de leite de coco
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de sopa de coco ralado sem açúcar
- ½ xícara de água de coco
- 2 xícaras de farinha de trigo

Creme
- 1 envelope de 30g de pó de pudim dietético sabor coco
- 2 colheres de sopa iogurte natural desnatado
- ½ xícara de água de coco
- Gotas de essência de baunilha

Modo de Preparo:
Creme:
Prepare o pudim de acordo com as instruções da embalagem. Deixe esfriar e junte o iogurte natural desnatado, a água de coco e a essência de baunilha. Misture até obter um creme liso e viscoso.

Bolo:
Bata as claras em neve, junte as gemas e o adoçante culinário em pó. Desligue a batedeira, acrescente o leite desnatado misturado com o leite de coco, a farinha, o fermento e o cacau já peneirados.

Coloque a massa numa assadeira untada de aro removível. Leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos. Deixe esfriar, umedeça a massa com a água de coco, recheie e cubra com o creme. Polvilhe com o coco ralado ou raspas de chocolate.

Bolo de Cenoura Light

Se você anda de dieta ou esta querendo manter o corpo a receita de bolo de cenoura otima sugestão para um mimo de final de semana.
Afinal ninguem é de ferro e como a receita é light contêm poucas calorias.  Anote os ingredientes abaixo e desfrute do sabor desse delicioso bolo light , super leve,  e muito fácil de fazer.
Receita de Bolo de Cenoura Light :
Para a massa
Ingredientes

2 cenouras grandes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de adoçante culinário em pó específico para forno e fogão
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo


Modo de Preparo
1. Preaqueca o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira com margarina e polvilhe com farinha de trigo.
2. Peneire a farinha de trigo, o fermento e o adoçante.
3. Limpe as cenouras e corte em pedaços.
4. No liquidificador, coloque a cenoura, os ovos sem as cascas e o óleo. Bata até obter um creme homogêneo.
5. Transfira o creme do liquidificador para uma tigela. Junte os ingredientes peneirados, aos poucos, e mexa bem com uma colher.
6. Na fôrma untada, coloque a massa e leve ao forno para assar por 50 minutos. Para verificar se o bolo está assado, espete um palito. Se o palito sair limpo, está pronto. Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos e desenforme sobre um prato.
Para cobertura
Ingredientes
3 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de adoçante culinário específico para forno e fogão
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de margarina light

Modo de Preparo
Numa panela pequena, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Mexa por 3 minutos ou até que a calda comece a engrossar. Retire a panela do fogo e despeje a cobertura no bolo.
Por porção: 117 calorias/ 33 pontos

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mousse Light de Maracujá

Ingredientes:
1 lata de leite condensado light
1 lata de creme de leite light
1
copo de suco de maracujá concentrado
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique bem homogênea e cremosa. Em seguida é só colocar a mousse em uma vasilha ou em potinhos individuais, levar à geladeira por 2 horas e servir.
Valor calórico:
60g ou 4 colheres de sopa = 115 kcal

Mousse de Maracujá com Chocolate

Ingredientes:
- 1 Lata de leite condensado light
- 2 Lata de creme de leite light
- 3 Maracujás ( Batidos no liquidificador sem aguá e peneirado)
- 1 Barrra de chocolate ao leite ( 180 gramas)

Modo de Preparo:

Primeiro bata no liquidificador, o leite condensado, a lata de creme de leite ( sem o soro) e o sumo do maracujá ( Já batido e peneirado), bata bastante todos os ingredientes.
- Em seguida coloque em um pirex ou em taças individuais.
- Coloque o chocolate picado e o creme de leite ( sem o soro) em uma panela e levar ao fogo em banho maria até derreter completamente, depois cubra o mousse com essa calda de chocolate e
leve a geladeira até gelar completamente por aproximadamente 4 horas.
Dica: Você pode ainda usar a imaginação na
decoração de cada taça com os caroços do maracujá ou até mesmo com lascas maiores de chocolate

Mousse de Atum

Ingredientes:
-1 lata de atum em conserva, triturado
-1 pimentão vermelho
-1 pimentão verde
-1 pimentão amarelo
-1 cebola média
-1 ramo de salsão
-250g de maionese
-1 lata de creme de leite light
-½ pacote de gelatina sem sabor

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador os pimentões, o salsão, a maionese e o creme de leite.
Quando obtiver um creme com a consistência de iogurte, acrescente o atum e a gelatina dissolvida em meio copo de água morna e bata novamente até misturar bem todos os ingredientes.
Coloque numa forma de pudim ( alumínio)  e leve à geladeira por 3 horas.
Depois, tire da forma colocando em uma travessa e decore como desejar. sirva com pães, biscoitos, torradas.

Salada de Grão de Bico Com Atum

Ingredientes
· 500 g de grão-de-bico
· 1 pimentão vermelho
· 1 pimentão verde
· 100 g de azeitonas verdes picadas
· 2 latas de atum sólido
· Sal a gosto
· Pimenta calabresa a gosto
· 1/2 xícara (chá) de azeite
· Salsa picada a gosto
· 1/4 de xícara (chá) de balsâmico

Modo de preparo
Cozinhe o grão-de-bico até ficar bem macio. Escorra e reserve. Em uma assadeira coloque os pimentões e leve ao forno preaquecido a 220ºC. Asse até começar a soltar a pele. Ainda quente, retire toda a pele, a semente e corte em tiras. Em uma travessa, coloque o grão-de-bico, os pimentões, a azeitona, a salsa e o atum. Tempere com o sal, a pimenta, o azeite e o balsâmico.
Nota: Se desejar, substitua o atum por bacalhau desfiado. Fica maravilhoso!!!
Fonte: AnaMaria

Tabule Crocante de Beterraba



Ingredientes:
2 xícaras de trigo para kibe já hidratado em água quente
2 xícaras de grão-de-bico cozido al dente e escorrido
6 beterrabas pequenas 
1 xícara de salsa fresca picada
1/2 xícara de amêndoas com pele picadas 
suco de 1 limão tahiti grande
6 colheres de sopa de azeite extra virgem
pimenta branca e preta moída na hora
1 pitada de cominho em pó
sal a gosto

Modo de Preparo: Cozinhe as beterrabas em água e sal até ficarem macias. Deixe esfriar e corte em cubos pequenos. Misture a beterraba ao trigo e depois acrescente o grão-de-bico cozido. Junte as amêndoas, a salsa e tempere com o suco de limão, o azeite, o cominho e as pimentas. Por fim ajuste o sal e misture tudo muito bem. Sirva com salada de folhas ou carnes.

arroz no lugar de trigo, tabule fica parecendo um risoto geladinho

Tabule arroz integral

Ingredientes1 colher (sopa) de óleo de canola
2 cebolas grandes picadas
1 dente de alho pequeno
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz integral
4 tomates grandes picados sem pele e sem sementes
Folhas de um maço de hortelã lavadas e picadas
1 pepino-japonês cortado em cubos
Suco de 1 limão médio
Sal
Modo de preparoAqueça o óleo por dois minutos e frite meia cebola com o alho picado até dourar. Junte o arroz e refogue por mais três minutos. Adicione duas xícaras (chá) de água quente, tempere com sal e cozinhe em fogo alto até ferver. Reduza a chama, tampe a panela e cozinhe por mais 15 minutos ou até que a água seque.
Em seguida, retire do fogo e deixe na panela para abafar por cinco minutos. Transfira para um refratário e, quando o arroz estiver bem frio, junte a cebola restante, os tomates, as folhas de hortelã, o pepino e o suco de limão. Misture tudo e tempere com sal. Sirva como entrada sobre salada de alface.

Tabule



Ingredientes:1/2 xícara de trigo para quibe (60g);
1 tomate picado (100g);
salsinha e cebolinha a gosto;
hortelã fresca a gosto;
3 colheres de sopa de azeite de oliva (30 ml);
suco de 1 limão (30 ml);
pimenta da Jamaica a gosto;
sal a gosto;
folhas de alface a gosto.

Modo de preparo:
1. demolhe o trigo, enxágüe e deixe descansar em geladeira por uma hora;
2. junte os tomates com
pele e sem as sementes, a cebolinha, a salsinha e a hortelã;
3. tempere com azeite, sal, limão e pimenta da jamaica;
4. misture bem e sirva sobre as folhas de alface.

Dica do Chef:
o tabule é uma refeição leve e saudável.
Experimente servi-lo com coalhada seca.
bom apetite!

Receita de saladas – para dietas

SALADA  WALDOFRF
* 1/2 alface americana limpas e picadas
* 150g de chester
cortado em tiras
* 2 pêras
* 3 maçãs
* Suco de meio limão
* 1/2 xícara de chá de passas brancas sem sementes
* 1/2 xícara de chá de nozes processadas grosso
* 7 metades de nozes
* Flores comestíveis

* MOLHO
* 3 colheres de sopa de maionese
* 3 colheres de sopa de creme de leite
* Sal e pimenta branca a gosto

MODO DE PREPARO

SALADA

1. Tire a casca das maças e das pêras.
2. Pique elas em cubinhos e regue com o suco de limão coloque em uma vasilha.
3. Junte o chester, as passas, as nozes picadas
pequenas.
4. Regue com o molho.
5. Arrume as folhas de alface em uma travessa e coloque a salada sobre as folhas.
6. Distribua as metades das nozes e as flores comestíveis por cima da salada.

MOLHO
1. Em um recipiente misture os ingredientes e reserve.

SALADA DE PALMITO

INGREDIENTES
* SALADA
* 1 vidro de palmito (pequeno cortado em rodelas)
* 4 folhas de alface roxa
* 4 folhas de alface lisa
* 100 g de ervilhas-tortas
* 150 g de tomates-cereja
* 100 g de mussarela de búfala cortada em fatias
* 4 colheres de sopa de azeite
* sal
* pimenta branca a gosto

MODO DE PREPARO
SALADA

1. Corte as ervilhas-torta em pedaços e cozinhe.
2. Escorra e tempere com o sal e pimenta a gosto. Reserve.
3. Na saladeira, disponha as folhas de alface lisa e roxa.
4. As ervilhas-tortas reservadas
5. Coloque os tomates e a mussarela por cima.
6. coloque os palmitos cortados em rodelas
7. Regue com o azeite e tempere com o sal e a pimenta.


SALADA LIGHT

INGREDIENTES
* SALADA
* 6folhas de alface picada
* 3 tomates cotados em pedaços
* crotons

MODO DE PREPARO
SALADA

1. Coloque em um prato o alface picado e o tomate.
2. Tempere com sal e azeite.
3. Coloque os cubihos de crotons por cima.


SALADA DE FRANGO DESFIADO
INGREDIENTES
* SALADA
* 1 pé de alface
* 1 peito de frango
* 100g de queijo emmental
* 100g de presunto em cubinhos
* 15g de alcaparras
* 10 azeitonas verdes sem caroço
* 3 tomates maduros
* 2 ovos cozidos
* 2 maçãs em cubinhos com gotas de limão
* Sal e pimenta a gosto

* MOLHO
* 1 iogurte natural
* 1 colher de suco de limão
* 1 colher de chá de mostarda
* 2 colheres de azeite
* Sal e pimenta

MODO DE PREPARO

SALADA

1. Corte a alface finamemte.
2. Desfie o peito de frango, ja temperado.
3. Corte os tomates e o ovo em tiras.
4. A maça e o presunto em cubinhos e o queijo em pedaços maiores.
5. Coloque a alface por baixo, o frango desfiado por cima, e os outros ingredientes disponha por cima.

MOLHO
1. Bata o iogurte natural, o suco de limão a mostarda, e

Saladas Light para o Verão

Salada de manga light
Ingredientes:
4 tomates sem a polpa picados em quadradinhos
3 mangas sem casca em pedaços pequenos
300 gramas de queijo em quadradinhos
1 alface americana rasgada com a mão
4 colheres de maionese light
1 iogurte natural
sal a gosto

Modo de preparo:
Aos ingredientes secos, misture o iogurte, a maionese e o sal.

Salada light de frango

Ingredientes:
1 peito de frango com cerca de 500 gramas
1 colher de (chá) azeite de oliva
1 pimentão vermelho em conserva
sal e pimenta-do-reino a gosto
½ maço médio de rúcula
4 rabanetes grandes
8 tomates-cereja médios

Molho
2 colheres de (sopa) de vinagre balsâmico
3 colheres de (chá) de mel
pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Retire as aparas do peito de frango, a pele, as cartilagens e os ossos. Separe os filés, lave-os, seque e pique em cubos de 2 cm. Transfira para uma tigela e tempere com sal e pimenta. Lave a rúcula, os rabanetes e os tomates. Rasgue a rúcula com as mãos, pique o rabanete em lâminas finas e parta o tomate ao meio. Unte uma frigideira antiaderente com o azeite de oliva e leve ao fogo até aquecer. Acrescente os cubos de frango e frite-os até dourar. Acerte o sal e retire do fogo. Disponha a rúcula, o rabanete, o pimentão e o tomate numa saladeira e coloque o frango. Mexa delicadamente e reserve. Molho: misture numa tigela o vinagre, a pimenta-do-reino e o mel e regue a salada. Acompanhe com 1 copo grande (300ml) de limonada com adoçante (12 calorias).

Salada de verão
Ingredientes:
1 repolho pequeno bem tenro
2 queijinhos de cabra
2 colheres de (sopa) de azeite
suco de 1 limão
um borrifo de suco de laranja
sal, pimenta do reino
2 cenouras
2 tomates
2 pepinos

Modo de preparo:
Elimine as folhas mais duras do repolho, lave-o bem, escorra e corte-o em tirinhas não muito finas. Coloque-o numa terrina, junte as cenouras raspadas e cortadas em tirinhas finíssimas, os pepinos descascados e cortados em cubinhos e os tomates em gomos. Sobre eles, distribua os queijinhos em pedacinhos. Numa tigelinha bata o suco de limão com sal a gosto, acrescente o azeite, pimenta do reino e o suco de laranja. Despeje o molho sobre a salada, misture delicadamente e sirva.

Rabanada Light

Ingredientes:
300 g (6 unidades) pães franceses amanhecidos ou pão de rabanada
1 xícara de leite desnatado
198 g (1/2 lata) de leite condensado light
2 gemas (passadas na peneira)
1 colher (sobremesa) de margarina light, para untar
2 colheres (sopa) de canela, em pó
1 colher (chá) de adoçante granular, em pó (
especial para uso culinário)


Modo de Preparo:
* Ligue o forno em temperatura média (180 graus).
* Apóie o pão numa tábua e corte em fatias de 2,5 cm de espessura.
* Despreze as fatias das bordas.
* Coloque o leite, o leite condensado e as gemas num recipiente plástico e misture até obter um creme homogêneo.
* Mergulhe as fatias de pão no creme, para absorverem o líquido, mas retire rapidamente para que não encharquem.
* Unte uma assadeira com a margarina light.
* Distribua as fatias de pão, na assadeira, deixando um espaço entre elas.
*
Leve a assadeira ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos.
* Após este tempo, vire as rabanadas e deixe assar por mais 5 minutos.
* Retire as rabanadas do forno e coloque sobre um prato. Polvilhe a canela e o adoçante e sirva a seguir.
* Cada porção tem 102 calorias.

LASANHA LIGHT

Ingredientes
100 g de ricota
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. No liquidificador, bata a ricota e o leite desnatado em velocidade alta por 1 minuto ou até formar um molho cremoso.
2. Retire a mistura do liquidificador e tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente a salsinha picada e mexa bem. Reserve.
Paro o molho de tomate

Ingredientes
8 tomates maduros
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo
1. Com uma faca, faça um corte em X na base dos tomates. Coloque-os numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare uma tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas – o choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente.
2. Numa tábua, corte-os ao meio, retire as sementes e corte as metades em cubinhos.
3. Numa panela média, coloque os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo, tempere com o sal e pimenta-do-reino e acrescente o azeite. Reserve.
Para os legumes
Ingredientes
1 cenoura grande
1 abobrinha média
1 berinjela média

Modo de Preparo
1. Lave a cenoura sob água corrente. Com uma faca afiada, corte-a ao meio. Retire uma fatia fina da lateral da cenoura. Apóie a cenoura na tábua com a lateral cortada voltada para baixo. Corte fatias de cada lado, transformando a cenoura em um retângulo. Corte o retângulo em fatias finas. Repita o procedimento com a outra metade da cenoura. Reserve.
2. Leve uma panela pequena com 1/2 litro de água ao fogo alto. Quando ferver, coloque as fatias de cenoura e deixe cozinhar por 2 minutos. Retire do fogo e escorra a água. Reserve as cenouras.
3. Numa tábua, corte a abobrinha e a berinjela em fatias finas. Reserve.
4. Numa frigideira grande, coloque os legumes para grelhar por 30 segundos. Vire-os e deixe grelhar por mais 30 segundos. Retire da grelha e reserve.
5. Numa travessa refratária, disponha uma camada de legumes, uma camada de molho branco, outra camada de legumes e uma camada de molho de tomate. Repita o procedimento até terminar os legumes. Finalize com molho de tomate. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos.
6. Quando a lasanha estiver pronta, decore com folhas de manjericão e sirva a seguir.
Por porção: 203 calorias/ 56 pontos

Arroz Doce Light

Ingredientes:
- ½ xícara de chá de arroz cru
- 1
copo grande de água
- 1 xícara de chá de leite desnatado
- 10 gotas de adoçante
- Canela em pau
- Cravo a gosto
- Canela em pó


Modo de preparo:

Lave o arroz e coloque-o em uma panela com a água para cozinhar. Aqueça o leite e acrescente-o ao arroz já meio cozido. Coloque também a canela e o cravo e mexa a mistura até que cozinhe. Quando retirar do fogo, misture o adoçante e salpique canela e a sobremesa está pronta para ser servida.
Valor calórico: 230 kcal

sanduiche natural

sanduiche_Natural
Ingredientes:
* 1 pé de alface picado
*milho opcional
*2 cenouras raladas bem finas
*maionese light
*uma pitada de sal
*pão de forma integral

Modo de fazer:
Pique o alface coloque num recipiente juntamente com a cenoura ralada fininha, coloque o sal e o milho, depois coloque 1 pitada de sal.
Ponha a maionese e mexa bem , a maionese tem que ser colocada aos poucos ate que oa mistura fique bem molhadinha.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Salada romana: manga, presunto cru, palmito e peito de peru

Ingredientes:30g de peito de peru cortado em palitinhos (6 fatias finas)
1 palmito cortado na diagonal em 4 partes
6 palitinhos de manga (do mesmo tamanho dos palitinhos de peito de peru)
60g de presunto cru em formato de rolinho
30g de queijo brie cortado em palitinhos
2 colheres de sobremesa de milho
Rúcula
Alface crespa
Alface americana
Alface roxa
5 tomates cereja
Salada grega de Jamie Oliver

Modo de preparo:
Corte as folhas, coloque em um bowl misturando a alface americana, crespa e rúcula, por cima; no meio, coloque a alface roxa. Corte os tomates ao meio. Arrume o restante dos ingredientes por cima das folhas, tempere e sirva!



Salada refrescante com manga, hortelã, gergelim e rúcula

Ingredientes:250g de rúcula
100g de queijo parmesão
100g de mix de folhas
1 manga
2 cebolas rochas
2 colheres de sobremesa de mostarda de Dijon
2 colheres de suco de laranja
Hortelã
Azeite de oliva extra virgem
Sal
Pimenta
Gergelim

Modo de preparo:
Lave e seque bem a rúcula, descasque a manga e tire o caroço. Corte tudo em tiras. Descasque a cebola roxa, corte à julienne e coloque tudo em uma saladeira. Para o molho, ponha vinagre, mostarda, suco de laranja filtrado, sal e pimenta. Com um mixer, bata bem todos esses ingredientes colocando, aos poucos, o azeite extra virgem até chegar a uma consistência em emulsão. Finalize colocando hortelã e sapilcando queijo parmesão e gerleim. Se quiser incrementar a salada, coloque cubos de abacate.



Salada tailandesa com coco fresco, manjericão e manga

Ingredientes:80g de manga verde cortada à julienne
10g de coco fresco ralado
40g de broto de feijão
10g de coentro picado
10g de cebolinha fatiada
1g de pimenta dedo-de-moça picadinha
5g de folhas de manjericão
15g de amendoim torrado
Vinagrete (a gosto)
6 unidades de salgadinho de fécula de mandioca (mandiopã)

Entenda como cortar no estilo julienne

Modo de preparo:
Salteie o coco numa frigideira ou wok seca, até dourar. Descasque a manga e corte à julienne. Misture o coco, o broto, o coentro, a cebolinha, o manjericão e a pimenta dedo-de-moça. Na hora de servir, adicione o vinagrete e misture novamente. Polvilhe o amendoim por cima. Decore com manjericão e duas fatias de pimenta dedo-de-moça. Sirva numa tigela com os seis salgadinhos de fécula de mandioca ao lado.

Como fazer o vinagrete salada manga verde
Ingredientes:
40ml de nam pla (molho de peixe)
40ml de caldo de limão
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de molho de pimenta thai

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes numa tigela. Polvilhe o amendoim por cima. O vinagrete deverá ficar agridoce, picante e salgado.

Salada com mix de folhas, figo e presunto de Parma


Salada com mix de folhas, figo e presunto de Parma
Ingredientes:Mix de folhas verdes com alface roxa, crespa e americana, rúcula, agrião e radicchio
Meio figo cortado em lâminas
2 fatias de presunto de Parma
3 bolas de queijo de cabra
5 nozes
Vinagrete mostarda (a gosto)
 
Modo de preparo: Tempere o mix de folhas com o vinagrete. Misture bem e, em seguida, adicione o restante dos ingredientes. Está pronto para servir.