Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sopa Básica de queima de gorduras

Sopa
1 Berinjela,1nabo,2 maço de cebolinha
1 ou 2 latas de purê de tomates(ou tomate picado)
1 maço de aipo ou salsão
1 repolho grande
1 cebola picada
3 cenouras
2 xicaras de vagem picadas.
Modo de fazer

Tempere com sal pimenta, curry,salsa,etc...se desejar.
Corte os legumes em pedaços pequenos ou médios e cubra de agua.
Ferva rápido por 10 minutos,então abaixe o fogo mantendo o ponto
de fervura por aproximadamente 40 minutos.Temper a gosto.

Essa sopa pode ser tomada em qualquer momento do dia,em momento que se tenha vontade.coma quando quiser de dia ou de noite.Esta sopa queima calorias.
Quanto mais se come mais se perde.Se tomada isoladamente,por período indeterminado você pode sofrer desnutrição.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Receitas diet e light


Torta Light de Damascos


Pudim de Coco com Damasco

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado light
- 1 lata de creme de leite light
- 1 vidro de leite de coco light
- 5 damascos picados
- 12 g de gelatina em pó sem sabor
- 1/2 xícara (chá) de água quente

Modo de Preparo


Hidrate a gelatina na água quente. A seguir, coloque todos os ingredientes no liquidificador (menos a gelatina) e bata até obter um creme homogêneo. Acrescente a gelatina e bata mais um pouco. Retire e coloque numa forma para pudim. Leve para gelar por 6 horas. Retire da geladeira e desenforme. Decore com damasco.

Macarrão à Jardineira

Macarrão à Jardineira

Ingredientes


1 pacote de macarrão

Molho


1 lata de milho verde
1 lata de ervilha
1 caixinha de creme de leite light sem soro
1 cebola picada
1 tomate picado, sem pele, sem sementes
cheiro-verde

 

Modo de Preparo


Cozinhe o macarrão al dente em água com um fio de azeite e um pouquinho de sal. Depois, escorra-o e reserve, mantendo aquecido.


Molho


Refogue no azeite um dente de alho, a cebola , o tomate, a salsinha e o cheiro-verde. Em seguida, acrescente o milho e a ervilha. Abaixe o fogo, deixe refogar. Coloque sal a gosto e uma pitadinha de pimenta do reino branca. Adicione o creme de leite com o fogo baixo e deixe apurar rapidamente (sem ferver). Desligue o fogo, junte o macarrão cozido. Polvilhe um pouco de queijo parmesão ralado e um pouco de orégano.
 Bifes ao molho de iogurte

Bifes ao molho de iogurte

Ingredientes


500g de medalhão de filé mignon
1 colher de chá de margarina light
1 colher de chá de óleo de canola
2 dentes de alho amassados
orégano
3 copos de iogurte desnatado
120ml de vinho branco seco
salsinha picada

Modo de Preparo

Tempere os bifes com sal e deixe descansar por 10 minutos. Coloque numa frigideira funda de teflon no fogo e deixe aquecer bem junte uma colher de chá de óleo. Frite ali os bifes, deixando-os dourar bem antes de virar (frite dois de cada vez e vá reservando - antes de colocar cada leva, deixe a frigideira (aquecer mais um pouco). Antes de tirá-los da frigideira, dê uma passada na mesma para que o dourado do fundo pegue nos bifes e não queime a frigideira. No mesmo recipiente, sem lavar, coloque uma colher de chá de margarina light e frite os dois dentes de alho. Quando dourarem, junte o vinho e deixe ferver até quase sumir. Junte o iogurte e, quando estiver quase fervendo, desligue. Prove o sal, junte a salsa e coloque os bifes no molho. Ligue novamente o fogo e, novamente, desligue antes que ferva - todo esse cuidado é para que o iogurte não talhe. Tampe, assim que desligar e deixe assim por 5 minutos, antes de servir

 

Strogonoff Light

Ingredientes


- 1/2 xícara (chá) de cebola picada
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 250 g de alcatra ou filé mignon cortado em tiras
- pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (chá) de mostarda
- 1/2 tablete de caldo de carne
- 1/2 xícara (chá) de polpa de tomate
- 1/2 xícara (chá) de cogumelos (em conserva) cortados
- 1 fatia de pão de forma sem casca
- 1/2 xícara (chá) de leite desnatado

Modo de PreparoRefogue a cebola no azeite. Adicione a carne, a pimenta, a mostarda e o caldo de carne, refogando por 2 minutos. Junte a polpa de tomate e os cogumelos cortados. Misture bem. Deixe cozinhar por 15 minutos. Desmanche a fatia de pão no leite e acrescente à carne. Cozinhe até engrossar (cerca de 5 minutos). Sirva a seguir

Bolo doce de abobrinha

Bolo doce de abobrinha

Ingredientes


- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de margarina
- 1/2 xícara (chá) de leite desnatado
- 2 colheres (sopa rasas) de açúcar mascavo
- 3 a 4 ovos
- 1 abobrinha ralada
- 2 colheres (sopa) de uva passa
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

 
 

Modo de Preparo

Bata no liquidificador os ovos, a margarina, o leite, o açúcar mascavo e a canela. Depois coloque num recipiente e adicione a abobrinha ralada e a uva passa. Misture bem. Por último e rapidamente coloque a farinha de trigo e o fermento. Depois coloque a massa em uma assadeira pequena, untada e polvilhada e leve para assar em forno pré-aquecido

Bolo Prestígio Light
 

Bolo Prestígio Light

Se você não é diabético, não há necessidade de preparar bolos sem açúcar, pois a diferença calórica não compensa a perda de sabor e crescimento. Este é especial para aqueles que não podem comer açúcar e também querem comemorar. Como sempre, a massa não cresce muito, por isso, se tiver convidados, faça duas receitas e recheie

Ingredientes

Massa
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de adoçante
- 2 colheres (sopa) farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) chocolate em pó diet
- 1 colher (sopa) fermento em pó
- margarina light para untar
- farinha de trigo para polvilhar fôrma
- 1 copo de refrigerante diet para umedecer o bolo

Recheio


- 1 1/2 copo de leite desnatado
- 1 pacote de pudim diet sabor coco

Cobertura


- 1 1/2 copo de leite desnatado
- 1 pacote de pudim diet sabor chocolate
- 50 g coco ralado


Modo de Preparo


Massa

Bata as claras em neve. Adicione as gemas e o adoçante. Junte a farinha, o fermento, o chocolate em pó peneirados e misture levemente. Despeje em fôrma untada e polvilhada, asse em forno médio, pré-aquecido, por 15 minutos. Desenforme, corte ao meio e reserve.

Recheio

Misture um copo de leite com o pó para pudim e leve ao fogo para engrossar. Retire do fogo, adicione o leite restante e mexa bem. Faça o mesmo processo para a cobertura.

Montagem

Corte o bolo ao meio, umedeça com meio copo de refrigerante e coloque o recheio. Cubra com a outra parte do bolo umedecido, espalhe a cobertura e decore com coco ralado.

Torta Light de Damascos

Ingredientes


Massa


- 100 g de margarina light
- 1 ovo pequeno
- 1 colher (sopa) de adoçante em pó
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente
- 1/2 colher (café) de canela em pó

Recheio


- 4 ovos
- 2 potes de iogurte natural light
- 300 g de ricota
- 2 colheres (sopa) de adoçante em pó
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1/2 colher (chá) de raspas de raspas de laranja
- 30 g de damasco picado
- 30 g de uvas passas

Modo de Preparo


Para a massa:

Misture todos ingredientes da massa até ela ficar firme. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa com um rolo, entre plásticos levemente enfarinhados, e forre o fundo e os lados de uma forma de aro removível.

Para o recheio:

bata no liquidificador os ovos, a ricota, o iogurte, o adoçante, a essência de baunilha e as raspas de laranja. Acrescente o recheio e leve ao forno médio até dourar. Retire e misture delicadamente as uvas passas e o damasco.



domingo, 7 de agosto de 2011

Líquido nas refeições


Uma curiosidade oriental é o motivo da xícaras de chá não terem alça naquela região do mundo: se você consegue segurar com as mãos, é porque a temperatura do chá está apropriada para consumo. Se queimar as mãos e não conseguir segurar, é porque pode fazer mal... Isso deve ser assim mesmo, pois normalmente, em termos de saúde, os chineses sabem das coisas.Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência, chá verde) durante as refeições, nunca água gelada ou bebidas geladas. Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes  oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por  mais tempo no intestino. Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras pexpelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.  Deveríamos adotar este hábito! 


 
 
 
 

Os dez piores alimentos para o corpo humano

Os dez piores alimentos para o corpo humano 


 10º lugar: Sorvete . Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista Michelle Schoffro Cook adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e de saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso. 

 9º lugar: Salgadinho de milho . De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso e irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

  8º lugar : Pizza . A nutricionista Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro , causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. 

 7 º lugar: Batatas fritas . Contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida , que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo. 

6 lugar: Salgadinhos de batata . Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.  

5º lugar: Bacon . Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão 

 4º lugar: Cachorro-quente . Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, também nos EUA, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

3º lugar: Donuts (rosquinhas) . Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essas substâncias estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contêm, em média, 300 calorias cada.
 
2º lugar: Refrigerante . Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet . “É a minha escolha para o pior alimento de todos os tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte

“Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.

Juliana Rodrigues Holanda
> Gerência de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social - GDHUS